Classe C é a mais interessada em equipamentos de energia solar
A renda média familiar das pessoas interessadas em adquirir equipamentos de geração fotovoltaica é de R$ 2.857,00


A renda média familiar das pessoas interessadas em adquirir equipamentos de geração fotovoltaica é de R$ 2.857,00. A escalada nas tarifas de energia nos últimos anos é um dos principais motivadores do interesse da Classe C na aquisição destes produtos de energia solar. Foi o que constatou um levantamento do Portal Solar.
O estudo foi realizado com base em 1,2 milhão de consultas feitas no marketplace. “Na última década, o preço do kit solar caiu cerca de 75%, o que tornou a alternativa energética mais atrativa para famílias de renda média”, explica Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar
A pesquisa também constatou que 30% dos usuários que fizeram as consultas são empresários, 25% assalariados, 22% autônomos ou profissionais liberais, 16% funcionários públicos e 8% aposentados ou pensionistas. Em relação à situação do imóvel, 80% já foram construídos e 85% dos clientes se declararam donos da propriedade.
O levantamento feito pelo maior e-commerce especializado em energia solar do País ainda observou que o interesse do consumidor em sistemas fotovoltaicos dobrou nos últimos 12 meses e, portanto, o número de instalações também aumentou consideravelmente, o que contribuiu para a queda dos preços. O valor dos equipamentos caiu 30%, enquanto o serviço de instalação teve redução de 40%, no período.
A baixa significativa dos valores fez com que o retorno financeiro do investimento em energia solar atingisse a casa dos 20% a 30% ao ano, sendo mais rentável que o CDB e a poupança, segundo o CEO do Portal Solar. De acordo com o executivo, o aumento da oferta dos painéis solares pelo mercado chinês, responsável por 80% da produção mundial, fez com que os preços desses equipamentos despencassem em 2018.
Outro fator atrativo ao consumidor que quer gerar a própria energia é a possibilidade da venda direta de sistemas solares. Neste modelo, o cliente final paga o produto para o Portal Solar e o serviço de engenharia e instalação para a empresa instaladora. “A vantagem desse sistema de cobrança é que não ocorre tributação dupla do equipamento e permite que as empresas instaladoras possam operar sem estoque, no modelo just in time”, explica Meyer.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar

Parte 1: O Paradoxo Solar Brasileiro
2026: O Ano da Bateria no Brasil e a Corrida Bilionária pela Energia do Futuro
17/12/20253 min de leitura

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

