Calor deverá causar maior demanda por energia elétrica no Brasil

Cenário de temperatura elevadas nas principais cidades do país traz perspectiva de crescimento no consumo, mostra projeção do ONS

CALOR-DEVERA-CAUSAR-MAIOR-DEMANDA-POR-ENERGIA-ELETRICA-NO-BRASIL
Shutterstock

A elevação da temperatura média nas principais cidades do Brasil deverá causar aumento na demanda de energia elétrica, mostra análise do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Conforme o boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) da semana operativa entre 23 e 29 de setembro, essa perspectiva existe para o Sistema Interligado Nacional (SIN) e em todos os subsistemas.

Para o SIN, a perspectiva de crescimento é de 5,8% (75.234 MWmed). Nos submercados, a aceleração mais expressiva é do Norte, com 10,6% (7.707 MWmed), situação também relacionada à retomada de atividades de consumidor livre da região.

Leia mais: El Niño poderá aumentar preço da energia elétrica no Brasil em 2024

O Sudeste/Centro-Oeste deve registrar avanço de 6,1% (42.756 MWmed), seguido pelo Nordeste, com 4,2% (12.350 MWmed), e pelo Sul, com 3,8% (12.421 MWmed). Os percentuais comparam os resultados para o final de setembro de 2023, ante o mesmo período do ano passado.

“A previsão de crescimento da carga para setembro é a maior dos últimos meses, reflexo do calor mais intenso e também de uma economia mais aquecida. Em termos de operação e atendimento da demanda seguimos preparados para atender a sociedade brasileira. O sistema é robusto, seguro e o cenário é favorável”, afirmou o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi.

Níveis dos reservatórios

De acordo com o boletim, os níveis estimados de Energia Armazenada (EAR) para o final de setembro se mantêm acima de 70% em três submercados, conforme verificado em todas as revisões do mês corrente. O período tipicamente seco está próximo do encerramento, o que torna os resultados mais relevantes. A EAR mais elevada deve ser verificada no Sul (85,2%). As demais projeções são: Norte (73,7%), Sudeste/Centro-Oeste (72,6%) e Nordeste (67,2%).

Um destaque deste mês de setembro é a condição favorável de armazenamento do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste. Em 22 de setembro, essa condição é a mais favorável verificada para o dia em um histórico de 24 anos. Alguns dos mais representativos reservatórios desse subsistema, como os das usinas hidroelétricas de Furnas, no rio Grande; e Emborcação, no rio Paranaíba, iniciaram o dia 22/09 com o melhor armazenamento para o período nos últimos 19 anos.

A Energia Natural Afluente (ENA) esperada em todas as regiões é compatível com a temporada em curso. Em três subsistemas, a revisão atual aponta para um pequeno crescimento das perspectivas de ENA. São eles: o Sul, com 127% da Média de Longo Termo (MLT), o Sudeste/Centro-Oeste, com 88% da MLT, e o Norte, com 73% da MLT. O Nordeste tem indicação de ENA de 66% da MLT. Os dados apresentados consideram a data de 30 de setembro.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

BRASIL-DEVE-ADICIONAR-10-6-GW-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2026
Mercado

Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026

Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar

11/12/20252 min de leitura

SNEC-PV-ES-LATAM-2026-INICIA-CREDENCIAMENTO-PARA-EVENTO-EM-SAO-PAULO
Mercado

SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP

Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março

10/12/20252 min de leitura

BRASIL-REGISTRA-ADESAO-DE-217-MIL-EMPRESAS-AO-USO-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2025
Mercado

Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025

Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias

09/12/20252 min de leitura

PARTICIPACAO-DE-CONSUMIDORES-VAREJISTAS-QUADRUPLICA-NO-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA
Mercado

Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia

Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel

08/12/20252 min de leitura

SAO-PAULO-SP-RECEBE-O-ENCONTRO-NACIONAL-ABSOLAR-EM-10-E-11-DE-DEZEMBRO
Mercado

São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro

Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar

05/12/20252 min de leitura

A REVOLUÇÃO SILENCIOSA DA ENERGIA DISTRIBUÍDA: COMO SIGFI E AGROVOLTAICO ESTÃO REDESENHANDO O MAPA ENERGÉTICO BRASILEIRO
Mercado

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro

Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.

03/12/20255 min de leitura

BRASIL-TERA-BANDEIRA-TARIFARIA-AMARELA-EM-DEZEMBRO
Mercado

Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro

Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país

01/12/20251 min de leitura

COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR CONFIÁVEL: 7 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO A ESCOLHA CERTA
Mercado

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa

A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.

18/11/20256 min de leitura