85% dos brasileiros estão tomando medidas para diminuir o consumo de energia
Segundo o estudo da EY, o Brasil ocupa a quinta posição no ranking que mede a confiança dos consumidores em relação ao mercado energético


A EY, empresa de consultoria, divulgou o estudo Energy Consumer Survey, onde aponta as principais tendências do consumidor no mercado de energia elétrica. De acordo com dados do levantamento, 85% dos clientes brasileiros afirmam que estão tomando medidas para diminuir o consumo de energia. Já 84% priorizam decisões com o foco na redução de custos de energia.
A nível mundial, o estudo mostra que apenas 15% dos consumidores estão satisfeitos com o preço da energia e a acessibilidade em termos financeiros. Cerca de 50% dos entrevistados dizem que gastaram mais com energia elétrica no último ano, e mais de um terço deles acreditam que estão em situação de pobreza energética. Para 35% destes clientes, os valores elevados são decorrentes das fornecedoras de energia, que aumentam os preços para obter receitas maiores.
Foram entrevistados 70 mil consumidores residenciais de 18 países, como Brasil, China, Alemanha, França, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
O levantamento também traz o Energy Consumer Confidence Index (ECCI), índice que mensura a confiança do consumidor em relação ao mercado de energia. Entre as informações reveladas estão a forma como os compradores enxergam o mercado energético, o valor entregue pelos fornecedores de energia, o acesso às opções de energia limpa, a acessibilidade financeira e o andamento da transição para uma realidade com baixa ou sem emissão de carbono.
No ranking ECCI a China lidera com 77,6 pontos, o que faz dos seus consumidores os mais confiantes do mundo em relação ao mercado de energia. Na sequência aparecem Malásia com 70,6; Hong Kong com 69,2; Canadá com 66,2; Brasil e Austrália estão empatados em quinto lugar com 65,5; EUA com 64,8; e Holanda com 63,2.
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Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
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