Ceará tem potencial de geração de energia solar 30 vezes maior que a capacidade instalada no Brasil
Estudo foi feito pelo Atlas Eólico e Solar em parceria com a Fundação das Indústrias do Estado do Ceará


Abençoado pelo Sol e altas temperaturas, o Ceará é um dos estados com maior potencial de geração de energia limpa do Brasil. A avaliação da Atlas Eólico e Solar do Estado, divulgada pelo Governo do Estado, em parceria com a Fundação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), identificou que o estado cearense tem capacidade de produzir 1,363 TWh/ano, o que representa duas vezes a atual oferta interna bruta de eletricidade em 2018 no País, que bateu 636,4 TWh.
O estudo enfatiza que, se fossem contemplados apenas 10% do potencial de energia solar, representaria 30 vezes a capacidade instalada fotovoltaica centralizada do país. Hoje, a produção de energia solar no país totaliza 2,2 GW. No caso da eólica, se 10% de todo o potencial eólico fosse aproveitado, o estado dobraria sua capacidade instalada em quatro vezes – atualmente está em 2 GW.
De acordo com o documento, para que toda a capacidade do estado seja absorvida é preciso levar em conta a dependência de outros aspectos, como limitações econômicas, tecnológicas e de infraestrutura estadual e federal, tornando, portanto, pouco provável seu pleno desenvolvimento.
Mesmo com toda disponibilidade e independência das fontes solar e eólica, o estudo reforça que o desenvolvimento isolado dessas fontes não seria suficiente para suprir a demanda instantânea, devido à instabilidade e imprevisibilidade do fornecimento. O ideal seria a troca energética com outros estados, através do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil possui atualmente 2,2 GW de potência instalada operacional em usinas solares fotovoltaicas de grande porte, o equivalente a 1,3% da matriz elétrica do País. Estas usinas solares fotovoltaicas operam em nove estados brasileiros, nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do País, com destaque para Bahia, Minas Gerais, Ceará, Piauí e São Paulo.
Hoje, o país conta com 73 projetos de geração centralizada solar fotovoltaica em operação, contratados por meio de leilões de energia elétrica do Governo Federal. Mas a fonte solar fotovoltaica tem se tornado cada vez mais competitiva e estratégica ao Brasil. Por isso, deverá assumir maior protagonismo no planejamento da expansão da capacidade de geração da matriz elétrica brasileira, como uma das principais soluções para a redução do preço da energia elétrica e para o crescimento econômico em território nacional.
Até 2023, a previsão da ABSOLAR é que os investimentos privados em grandes usinas solares fotovoltaicas no Brasil ultrapassem R$ 23,2 bilhões. A região Nordeste, em especial, possui alto índice de irradiação solar, favorecendo a atratividade para o desenvolvimento de novos projetos solares fotovoltaicos de pequeno, médio e grande portes.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

