Aeroporto de Salvador se destaca pelo uso de energia solar
Análise foi realizada pelo Ministério da Infraestrutura, que indicou ser exemplo de proteção ambiental e de sustentabilidade para o País


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) indicou o aeroporto de Salvador como o mais sustentável do Brasil, especialmente devido ao uso de energia solar, após análise realizada pelo Ministério da Infraestrutura, que afirmou ser exemplo de proteção ambiental e de sustentabilidade para o País.
A usina solar foi a primeira a ser construída em aeroporto e teve um investimento de aproximadamente R$ 16 milhões. O equipamento foi instalado no cabeceio de uma das pistas de pouso e decolagem e possui 11 mil painéis solares em uma área de 30 mil m². A potência instalada é de 4.215 KWp e tem capacidade para suprir mais de 30% do consumo atual do terminal de passageiros, o que equivale ao necessário para abastecer 3.800 residências populares.
De acordo com o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, é muito importante para o Ministério da Infraestrutura acompanhar de perto a operação dos ativos, e a realização de investimentos não obrigatórios é um sinal muito positivo do compromisso da concessionária em oferecer equipamentos seguros e eficientes, além de serviço de qualidade ao usuário.
A análise do secretário ocorreu após visita em que o mesmo viu algumas das melhorias feitas durante as obras de reforma e ampliação, que teve um m investimento de R $ 700 milhões. Além da instalação da energia solar, o aeroporto passou por uma ampliação e reformas, como requalificação do sistema de drenagem, recapeamento, adequação da pista e implantação da área de segurança de final de pista (RESA) em ambos os extremos.
O aeroporto de Salvador faz parte da malha aeroportuária da VINCI Aeroportos, maior operadora de aeroportos privada do mundo e que gerencia o desenvolvimento e operação de 45 aeroportos, desde 2 de janeiro de 2018 por meio de um contrato de concessão de 30 anos. Desde essa época, o aeroporto incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com esse objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R $ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros por ano.
Apontado como o “Aeródromo Mais Sustentável do Brasil”, o Aeroporto Salvador Bahia se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental. Orientado pelo Pacto Aéreo, estratégia global da VINCI Aeroportos, o aeroporto foi o primeiro no Brasil a reaproveitar 100% da água consumida, a não despejar resíduos sólidos em aterros e a ter uma usina solar, com 4,2 MW de potência. As ações do aeroporto para reduzir as emissões de carbono também o levaram a receber a Certificação de Credenciamento de Carbono (ACA Certification), do Airports Council International (ACI).

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

