Portal Solar/Conta de luz: dicas sobre como diminuir pela metade

Conta de luz: dicas sobre como diminuir pela metade

conta de luz  de alto consumo 

O consumo alto de luz é um problema que assola os brasileiros durante todo o ano, seja nos períodos mais quentes, com o uso de aparelhos de ar condicionado; seja nos períodos de temperaturas baixas, quando banhos quentes prolongados são mais frequentes.

Porém, existem algumas dicas de como diminuir a conta de luz para economia de energia elétrica a serem seguidas para que você consiga reduzir a conta de luz e não tenha surpresas no final do mês.

Veja abaixo quais são elas e confira também um sistema simples e comprovado para reduzir a sua conta de luz em até 90%.


Por que a conta de luz vem aumentando tanto?

A maior parte da produção de energia elétrica no Brasil é proveniente de hidrelétricas, que sofrem com os períodos de seca cada vez mais frequentes e severos em nosso país.

Nesses momentos, a única opção para o governo conseguir suprir a demanda por energia do país é acionar o parque de termelétricas, que são mais caras e elevam os custos do setor elétrico. 

Desde 2015, esses custos extras são repassados aos consumidores através do sistema de bandeiras tarifárias, que trazem valores adicionais na conta de luz para todos os consumidores cativos. 

Em 2023, mesmo com condições hidrológicas favoráveis e a bandeira verde mantida pelo ano inteiro, a conta de luz acumulou inflação para o consumidor residencial. Isso ocorre porque, além do acionamento de usinas térmicas, o sistema elétrico brasileiro é afetado por ineficiências e custos extras de impostos e subdídios.

Um ranking elaborado pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace Energia) indica que o Brasil apresenta o maior custo de energia elétrica residencial em relação à renda per capita entre 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O levantamento mostra que, dentro do orçamento das famílias, o impacto do gasto com energia pesa mais para brasileiros do que para consumidores que vivem em economias com renda mais alta, como Estados Unidos e Espanha, e até mesmo entre aqueles que moram em países emergentes, como Chile e Turquia.

Outro estudo, elaborado pela consultoria Volt Robotics, estima que a tarifa de energia terá um aumento de 16,6% no Brasil entre 2022 e 2030. A pesquisa contabilizou o impacto de diferentes componentes na variação de custos, como encargos, transmissão, energia e distribuição, além de simular o comportamento do consumidor de energia nos próximos anos.


energia solar é uma das maneiras de como diminuir a conta de luz com energia renovável

Como reduzir a conta de luz e economizar energia elétrica?

Confira, a seguir, algumas ações que vão ajudá-lo a reduzir o consumo de energia, pensando na eficiência energética de sua residência, comércio, indústria ou propriedade rural.


Instalar cortinas

Instalar cortinas é uma forma muito simples e eficiente de reduzir o consumo de energia e, consequentemente, diminuir o valor da conta de luz. As cortinas servem como uma barreira para o sol e ajudam a manter os cômodos mais frios, evitando a instalação de ares-condicionados.


Instalar sistema de aquecimento solar

Se você ainda utiliza o chuveiro elétrico, saiba que essa é a forma menos eficiente de se obter água quente, pois esse eletrodoméstico consome muita energia, sendo mais favorável instalar um sistema de aquecedor solar ou aquecedor a gás, que auxiliam na redução do valor da conta de luz.


Substitua suas lâmpadas

O LED é uma excelente alternativa para a redução da conta de luz. Em média, é possível economizar de 70% a 90% no gasto com iluminação ao fazer a substituição por lâmpadas de LED. Além disso, o LED não esquenta e contribui para que a residência se mantenha em uma temperatura mais fresca.


Adquirir ar-condicionado inverter

O ar-condicionado com sistema inverter ajuda a diminuir a conta de luz pois economiza até 40% no consumo em comparação com um ar-condicionado tradicional, além de ser mais silencioso.


Tire seus aparelhos da tomada

Uma das formas mais práticas para economizar energia e reduzir o valor da conta de luz é tirar aparelhos da tomada enquanto não estão sendo utilizados. Ventiladores, televisores, computadores ou qualquer aparelho que não seja essencial pode ser desconectado da tomada -diferentemente de uma geladeira, que precisa estar conectada à energia de forma ininterrupta.


Seja consciente com o uso do chuveiro

O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia, por isso, além de reduzir o tempo no banho, é válido que o usuário evite utilizá-lo em horários de pico, como entre 18h e 21h, e, quando não estiver frio, deixá-lo na opção “verão” para obter uma economia de 30% no consumo.


Evitar o consumo em horários de pico

O chamado horário de pico, ou horário de ponta, é o momento do dia (das 18h às 21 horas) em que o consumo de energia no país está mais alto, ou seja, quando mais pessoas estão consumindo energia, fazendo com que ela, segundo a lei da procura e oferta, fique mais cara. Por isso, uma boa dica para reduzir a conta de luz é evitar o consumo desnecessário durante esses horários, como uso do chuveiro elétrico, máquina de lavar, ferro de passar roupas etc.


Ajustar temperaturas

Como citado anteriormente, em períodos mais frios ou mais quentes, recomenda-se ajustar a temperatura do chuveiro elétrico e da geladeira para diminuir o valor da conta de luz. Sendo assim, no verão, opte por deixar o chuveiro na posição “verão” para diminuir seu consumo de energia.


Invista em eletrodomésticos com o Selo Procel A

O selo Procel indica que o aparelho eletrodoméstico ou eletrônico possui boa qualidade, obtendo um melhor desempenho quanto ao consumo de energia. Sendo assim, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) estabeleceu selos para determinados aparelhos visando racionalizar a produção e o consumo de energia elétrica e evitar desperdício, minimizando custos e investimentos do setor.

A classificação é feita por meio das letras A,B,C,D,E,F e G, além das cores do verde ao vermelho. Nesse sistema, os aparelhos classificados como A e verde indicam produtos que menos consomem energia.


Conscientizar os moradores da residência

Muitos problemas em relação ao alto valor da conta de luz podem ser solucionados a partir da conscientização dos moradores. Portanto, algumas atividades podem ser controladas, como o tempo de utilização do chuveiro elétrico, do ar-condicionado e do computador. Logo, o uso desses equipamentos deve ser moderado e até mesmo alterado de acordo com os gastos mensais na conta de luz da residência.


Luz ligada a noite gerada por energia solar acumulada durante o dia

Como aumentar ainda mais o seu lucro com a economia de energia

Ao adotar uma abordagem abrangente para a gestão da energia, sua empresa pode reduzir os custos operacionais, fortalecer sua responsabilidade ambiental e melhorar a eficiência geral. Aumentar o lucro com a economia de energia pode ser alcançado por meio da implementação de práticas e tecnologias eficientes. Aqui estão algumas sugestões:


Auditoria Energética

  • Realize uma auditoria energética para identificar áreas de desperdício e ineficiência.
  • Contrate profissionais especializados para avaliar o consumo de energia em sua empresa e propor soluções.

Tecnologias Eficientes

  • Invista em equipamentos e tecnologias energeticamente eficientes.
  • Substitua lâmpadas convencionais por LEDs, que consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa.
  • Utilize equipamentos de escritório e maquinários industriais energeticamente eficientes.

Automação e Controle

  • Implemente sistemas de automação para controlar o uso de energia em diferentes áreas da empresa.
  • Utilize sensores de presença para acionar e desligar luzes e equipamentos automaticamente.

Treinamento dos Funcionários

  • Eduque os funcionários sobre práticas de economia de energia e incentive a participação ativa.
  • Crie uma cultura organizacional que promova a conscientização sobre o consumo de energia.

Energias Renováveis

  • Considere a possibilidade de utilizar fontes de energia renovável, como solar ou eólica, para gerar eletricidade.
  • Avalie a viabilidade financeira de instalar painéis solares ou turbinas eólicas, dependendo das características e necessidades da sua empresa.

Manutenção Regular

  • Realize manutenção regular em equipamentos para garantir que operem com eficiência máxima.
  •  Substitua peças desgastadas que podem aumentar o consumo de energia.

Programas de Incentivo

  • Verifique se há programas de incentivo governamentais ou locais para a implementação de práticas de eficiência energética. Eles podem oferecer subsídios ou descontos fiscais.

Monitoramento de Energia

  • Instale sistemas de monitoramento de energia para acompanhar o consumo em tempo real.
  •  Analise regularmente os dados para identificar padrões e áreas de melhoria.

Políticas de Economia de Energia

  • Desenvolva políticas internas que incentivem a economia de energia.
  • Estabeleça metas mensuráveis e acompanhe o progresso em direção a essas metas.

Parcerias Estratégicas

  • Colabore com fornecedores e parceiros que também estejam comprometidos com práticas sustentáveis.
  • Considere o uso de certificações ecológicas para destacar o compromisso da empresa com a eficiência energética.

Há energia consumida pela geladeira pode ser neutralizada com energia solar

Cuidados com a geladeira

A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consome energia em uma casa. Aqui estão alguns cuidados que você pode ter para economizar energia e aumentar a vida útil da sua geladeira:


Localização

Posicione a geladeira em um local bem ventilado, afastada de fontes de calor, como fornos, fogões e da luz direta do sol.


Vedação da Porta

Verifique regularmente a vedação da porta da geladeira para garantir que esteja em boas condições. Substitua as borrachas de vedação se estiverem desgastadas.


Regule a Temperatura

Mantenha a temperatura interna da geladeira entre 2°C e 4°C e o congelador em torno de -18°C. Temperaturas mais baixas consomem mais energia.


Organização Interna

Mantenha os alimentos organizados para facilitar a circulação do ar dentro da geladeira. Isso ajuda a manter uma temperatura mais estável.


Descongelamento Regular

Descongele o congelador regularmente para evitar o acúmulo excessivo de gelo, o que aumenta o consumo de energia.


Evite Abrir a Porta Frequentemente

Evite abrir a porta da geladeira desnecessariamente e por longos períodos. Cada vez que a porta é aberta, o ar frio escapa, e a geladeira precisa trabalhar mais para manter a temperatura.


Ventilação

Certifique-se de que as grades de ventilação na parte traseira da geladeira estejam limpas e desobstruídas para facilitar a dissipação de calor.


Limpeza Regular

Limpe as serpentinas e as grelhas da geladeira para garantir que não haja acúmulo de poeira, o que pode reduzir a eficiência.


Armazenamento Adequado

Não sobrecarregue a geladeira. Um espaço adequado entre os alimentos permite que o ar circule melhor, otimizando o desempenho.


Utilize a Função Econômica

Muitas geladeiras modernas têm uma função de economia de energia ou modo noturno. Utilize essas configurações quando a capacidade total de resfriamento não é necessária.


Substituição por Modelos Mais Eficientes

Se sua geladeira for antiga, considere a substituição por um modelo mais recente e energeticamente eficiente. Os modelos mais recentes geralmente consomem menos energia.


Não durma com a televisão ligada

Deixar a TV ligada quando não está sendo assistida consome eletricidade desnecessariamente e adiciona ao custo da sua conta de energia elétrica. Além disso, aparelhos eletrônicos, como televisores, muitas vezes consomem uma quantidade significativa de energia mesmo quando estão em modo de espera.


Economize na hora de utilizar a máquina de lavar

Utilizar a máquina de lavar roupas de maneira eficiente pode resultar em economia de água, energia e dinheiro. Aqui estão algumas dicas para economizar na hora de usar a máquina de lavar:


  • Espere até ter uma carga completa de roupas antes de usar a máquina. Lavar cargas menores consome a mesma quantidade de energia, mas para menos roupas.
  • Utilize o ciclo de lavagem adequado para o tipo de roupa e nível de sujeira. Ciclos mais curtos e menos intensivos consomem menos energia.
  • Utilize a água fria sempre que possível. Aquecer a água é um dos maiores consumidores de energia na lavagem de roupas.
  • Use a quantidade correta de detergente, conforme as instruções do fabricante. Usar mais detergente do que o necessário não resulta em roupas mais limpas e pode aumentar o número de enxágues necessários.
  • Trate as manchas antes de colocar as roupas na máquina. Isso permite que você use ciclos de lavagem mais curtos e, assim, economize energia.
  • Limpe o filtro da máquina de lavar regularmente para garantir um desempenho eficiente.
  •  Verifique as mangueiras para evitar vazamentos e garantir que a máquina esteja funcionando corretamente.
  • A centrifugação eficiente reduz a quantidade de água restante nas roupas, diminuindo o tempo de secagem. Isso pode economizar energia se você usar uma secadora.
  • Se possível, opte por secar as roupas ao ar livre em vez de usar uma secadora. A luz solar é gratuita e não consome eletricidade.
  • Se sua máquina de lavar tem opções de programação para horários de uso de energia reduzida, como durante a noite, aproveite esses períodos para reduzir os custos de eletricidade.
  • Considere a possibilidade de reutilizar a água da máquina de lavar para irrigação de plantas, se possível. Certifique-se de que os produtos de limpeza usados sejam seguros para as plantas.
  • Se estiver pensando em substituir sua máquina de lavar, escolha um modelo com boa classificação de eficiência energética e de água.

Prefira ventiladores ao invés de ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos equipamentos campeões de consumo de energia elétrica. Usar ventilador é uma opção mais eficiente e econômica em termos energéticos, especialmente em climas mais amenos.


Sala e estar com iluminação natural

Invista em iluminação natural

Aproveita a luz natural do Sol para iluminar espaços internos reduz a necessidade de iluminação artificial, que consome eletricidade. Para otimizar a iluminação natural, é importante projetar os espaços com janelas amplas, claraboias e outros elementos que permitam a entrada de luz natural.

Além disso, é possível combinar a iluminação natural com sistemas de iluminação artificial controlados por sensores para ajustar automaticamente a intensidade da luz artificial conforme necessário.

No entanto, é importante considerar fatores como a orientação do edifício, a presença de sombras externas, o clima local e a necessidade de controle da luz para evitar ofuscamentos excessivos ou superaquecimento.


Cuidados com o ferro elétrico

Outro aparelho famoso por consumir energia em excesso é o ferro elétrico. Economizar energia ao usar um ferro elétrico envolve práticas simples e conscientes que podem fazer uma diferença significativa. Confira algumas dicas:

Ajuste a temperatura do ferro de acordo com o tipo de tecido que você está passando. Não use uma temperatura mais alta do que o necessário.

Agrupe as peças de roupa de acordo com a temperatura necessária. Isso permitirá que você passe as roupas mais leves primeiro, quando o ferro estiver mais frio, e, em seguida, passe para roupas que requerem temperaturas mais altas.

Desligue o ferro quando não estiver em uso, mesmo que seja por um curto período. Muitas vezes, as pessoas esquecem de desligar o ferro, o que resulta em consumo desnecessário de energia.

Se o seu ferro tiver uma função de desligamento automático, certifique-se de ativá-la. Isso desliga o ferro automaticamente quando não está em uso por um determinado período.

Uma base suja pode reduzir a eficiência do ferro, fazendo com que você precise passar a roupa várias vezes. Mantenha a base limpa e lisa para um deslizamento mais fácil e rápido.

Se você tiver várias peças para passar, faça isso em lotes. Isso permite que você aproveite o calor residual do ferro, economizando energia ao não precisar reaquecer o aparelho para cada peça individual.

Use um spray de água para umedecer as roupas levemente antes de passá-las. Isso pode facilitar o processo e reduzir o tempo necessário para passar cada peça.

Modelos mais modernos e eficientes energeticamente podem ser mais caros inicialmente, mas costumam ser mais eficientes no consumo de energia a longo prazo.


Como reduzir sua conta de luz com energia solar?

conta de luz antes e depois da implementação da energia solar fotovoltaica

Agora, se a sua vontade for economizar o máximo possível na conta de luz da sua casa ou empresa, então a solução ideal para você é um gerador de energia solar.

Os sistemas fotovoltaicos, que convertem a luz do sol diretamente em energia elétrica, possibilitam uma redução de até 90% na fatura todo mês.

Isso é possível graças ao sistema de créditos energéticos criados pela Aneel, que permite compensar a energia consumida da rede por aquela produzida pelo painel solar.

Durante o dia, o sistema produz a energia que alimenta o seu imóvel e mais um excedente, que é injetado na rede elétrica e automaticamente convertido em créditos para você.

Ao final de cada mês, esses créditos são automaticamente utilizados para compensar a energia que você consumiu da rede durante a noite, quando o seu painel solar está inoperante.

Dessa forma, é como se você deixasse de consumir a energia da rede, ficando livre dos preços da distribuidora e, ainda, protegido de seus aumentos.

Além disso, quaisquer sobras de créditos continuam válidas por até cinco anos, permitindo que eles sejam usados em meses com menos horas de sol e produção mais baixa do painel solar.

No vídeo abaixo, você confere em menos de dois minutos como funciona a energia solar:



Para ter uma ideia de quanto a energia solar pode ajudar a economizar no gasto mensal de energia em sua residência, você pode utilizar a calculadora solar para ver qual será a economia gerada pelo sistema fotovoltaico escolhido.

Vale lembrar que essa simulação é apenas para fins educativos. Na realidade, a economia mensal varia de acordo com o consumo de cada um e a produção do sistema instalado.


Quanto custa para instalar energia solar?

Existem diversas variantes na hora de projetar um sistema de energia solar, o qual, dessa forma, terá seu custo final de acordo com cada imóvel e localização.

Na média, hoje, o preço de um sistema fotovoltaico residencial varia de R$ 15 mil a R$ 30 mil, incluindo equipamentos e a instalação. Você também pode realizar uma simulação do sistema fotovoltaico no site do Portal Solar para entender melhor as vantagens e os custos de um projeto que corresponda às necessidades da sua casa ou empresa.


Quanto vou reduzir na conta de luz?

Veja abaixo as três últimas contas de uma casa que instalou energia solar em Minas Gerais e reduziu a sua conta de luz em 90%! Foi mais de R$ 1.000 por mês de redução na conta de luz!


Conta de luz antes da energia solar

Observe que nesta conta o consumo do cliente ainda era de R$ 1.201,05


conta de luz antes da energia solar com valor total de 1201 reais

Foto cortesia da RSTA (MG)


Conta de luz depois da energia solar

Veja, abaixo, as duas primeiras contas de luz que o mesmo cliente da conta acima recebeu depois de instalar o sistema de energia solar fotovoltaico. Neste caso, é possível observar que o valor da conta é o mínimo possível: o cliente sempre vai pagar uma taxa para estar conectado à rede, o “Custo de Disponibilidade”, e a taxa de iluminação pública. Mesmo assim, o cliente conseguiu diminuir a conta de luz em 90% com energia solar.


conta de luz depois da energia solar com valor total de 134 reais

nota fiscal de conta de energia elétrica após a implementação do sistema de energia solar fotovoltaico

Foto cortesia da RSTA (MG)


Como fazer essa troca?


linda casa com plantas plantas ao lado e dois instaladores realizando a implementação de um si\stema de energia solar residencial

1. Analise o seu consumo de energia na conta de luz

Pegue as suas contas de luz e calcule quanto você consumiu em kWh em média nos últimos 12 meses.


2. Simule o seu projeto de energia solar

Acesse a nossa calculadora solar, insira seu CEP e qual a sua concessionária de energia. Também adicione seu gasto de energia e seus dados e clique em calcular.

O simulador solar vai te informar as principais especificações do seu sistema, de quantas placas solares você precisa, a área mínima necessária e a média de economia anual com a instalação do sistema.

Obs.: caso você ainda não possua o investimento necessário para instalar energia solar e reduzir a conta de luz, preencha nosso formulário de Financiamento de Energia Solar.


3. Encontre a unidade do Portal Solar mais próxima de você

O Portal Solar está presente em todas as regiões do Brasil e pronto para te atender. Acesse o nosso mapa de unidades, encontre o Portal Solar mais próximo de você e solicite o orçamento gratuito do seu projeto.


4. Dica extra

Baixe gratuitamente o nosso Guia do Comprador de Energia Solar e veja tudo o que você precisa saber para ter seu gerador de energia fotovoltaica!