Fonte solar deve responder por quase 50% da expansão da capacidade de geração elétrica do Brasil até 2050
Números foram revelados pela analista chefe da Bloomberg NEF, Luiza Demôro, durante episódio do programa ABSOLAR Inside


A capacidade instalada de geração elétrica do Brasil irá mais do que dobrar até 2050, acumulando 250 GW adicionais, e quase 50% desse volume será da fonte solar, aponta relatório da Bloomberg NEF. Os números foram revelados pela analista chefe da empresa de pesquisa, Luiza Demôro, durante episódio do programa ABSOLAR Inside.
“Enxergamos uma transformação do setor elétrico no Brasil e um crescimento da matriz, com a capacidade de geração mais que dobrando até 2050, somando 250 GW de nova capacidade. Quase 50% disso será com a fonte solar. Vemos um futuro brilhante para essa tecnologia”, disse Luiza.
De acordo com o levantamento, um terço da capacidade instalada do país será solar fotovoltaica até 2050, respondendo por mais de 20% do total da geração. A analista chefe da Bloomberg NEF explica que essa expansão projetada é principalmente motivada pelo preço da tecnologia.
“Há uma perspectiva que a economia do país volte a crescer em 2022 e isso fará com que a demanda por energia volte a acelerar. Dessa forma, será preciso aumentar a capacidade por meio das fontes mais econômicas, o que corresponde as renováveis, principalmente solar e eólica. O preço da tecnologia é o centro da discussão”, destacou Luiza. Ela acrescentou que o preço dos módulos fotovoltaicos caiu quase 90% nos últimos dez anos.
A analista assinalou que as renováveis se mostraram resilientes no cenário de pandemia de COVID-19 em 2020. “A solar teve um destaque muito grande pelo crescimento rápido nesse ano, principalmente em geração distribuída. Vale ressaltar que o Brasil foi o único país da América Latina que continuou atraindo investimentos relevantes no setor mesmo com a pandemia. Os demais países sentiram mais.”
O presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, avalia que isso decorreu do fato do mercado interno de energia elétrica do Brasil ser o maior do continente. “A indústria eletrointensiva e o agronegócio são muito relevantes. Por conta disso, a demanda interna é crescente.”
“O uso per capita de energia elétrica no Brasil ainda é muito baixo e há um grande potencial de crescimento. O impacto nos países vizinhos foi mais forte e a capacidade de crescimento deles tem um teto mais reduzido”, apontou o dirigente.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura
Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios
Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real
26/11/20253 min de leitura

