Minha conta de luz dobrou de valor, e agora?!
Muitos consumidores têm reclamado que sua conta de luz dobrou de valor. Descubra como resolver de vez essa situação.
Para a maior parte dos brasileiros, a conta de luz é uma constante preocupação, afinal, o seu valor pode variar significativamente de um mês para outro, mesmo que não haja mudanças aparentes no consumo de energia elétrica da residência ou do estabelecimento comercial.
Você pode ter pensado que está passando por esse problema sozinho, mas a realidade não poderia ser mais diferente. No ano de 2018, problemas com a conta de luz alcançaram o quinto lugar no ranking geral, de acordo com dados divulgados pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
Ainda que o Brasil seja um país rico em matérias primas e recursos naturais, estes são mal utilizados. Por isso, problemas com as matrizes energéticas dificilmente serão resolvidos em um futuro próximo. E quem paga a conta é o consumidor.
Existem, entretanto, algumas medidas que podem ajudar as vítimas desse aumento a reivindicarem revisões em sua conta de luz, e é sobre esse assunto que o artigo de hoje propõe-se a discutir. Aproveite a leitura!
O que fazer quando a conta de luz dobra de valor?
O aumento da conta de luz é uma surpresa das mais desagradáveis para qualquer proprietário, mas, felizmente, existem maneiras de garantir que a leitura do seu consumo de energia está sendo feita corretamente e, se não, reivindicar a correção da cobrança.
Entenda algumas dessas medidas abaixo!
Acompanhe a leitura do medidor
Depois que um aumento abusivo na conta de energia é detectado, o primeiro passo é anotar a leitura do medidor e subtrair pela última leitura emitida na conta de luz. Então, basta calcular a quantidade de dias entre as duas medições e dividir o valor pelos dias corridos.
O resultado dessa conta representará o consumo médio diário. Dessa maneira, você poderá observar se, realmente, houve um consumo maior em comparação com o mesmo período do mês anterior.
Verifique se não houve erros de leitura
Qualquer discrepância entre os números observados pode significar que houve um erro na leitura e que, na realidade, a cobrança é indevida. Nesse cenário, o consumidor pode abrir uma solicitação de revisão com a distribuidora ou optar por abrir uma reclamação formal nos órgãos competentes, como o Procon.
Entenda melhor ambos os procedimentos nos tópicos abaixo.
Solicitar revisão com a distribuidora
Solicitar a revisão com a distribuidora de energia deve ser um processo simples. Para a maioria delas, basta que o cliente entre em contato com a empresa para formalizar a reclamação e demandar o esclarecimento das cobranças.
Caso o cliente tenha concluído o pagamento, ele tem direito ao reembolso das quantias indevidas com juros e compensação, segundo o Código de Defesa do Consumidor.
Caso a solicitação não tenha o resultado esperado e a cobrança indevida não seja ressarcida, o cliente tem todo o direito de buscar reparação por outras vias, abrindo uma reclamação no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do seu estado, por exemplo.
Reclamação no Procon
O Procon é um órgão que tem como principal objetivo proteger o consumidor, defendendo seus direitos e interesses, enquanto educa a sociedade quanto aos abusos cometidos por empresas.
As reclamações formais podem ser feitas no site do órgão, que então entrará em contato com a distribuidora para apurar o caso. É importante que o consumidor tenha em mãos a sua conta do mês corrente e a dos meses anteriores para comparação.
Quer saber quanto custa para instalar energia solar?
Solução definitiva para a conta de luz alta
Existem muitos fatores que podem influenciar no preço final da conta de luz, desde o ajuste de taxas de manutenção, mudança na bandeira, acúmulo de contas e mais.
Por isso, mesmo com as medidas para proteger-se de cobranças indevidas, o cliente pode se deparar com uma conta mais alta e estar sem recursos. Por isso, a cada dia, mais pessoas optam pela instalação de sistemas de geração de energia fotovoltaica em suas casas ou estabelecimentos.
O sistema fotovoltaico é um método eficiente e durável para reduzir a conta de luz de maneira definitiva. Sua instalação é relativamente fácil e requer pouquíssimos cuidados de manutenção.
Clientes podem optar pelo sistema on-grid, aqueles que ainda são ligados à rede de distribuição e podem gerar créditos de energia que são abatidos na conta, ou pelo off-grid, que utiliza baterias para garantir autonomia total da rede de distribuição pública.
Entenda os principais benefícios da energia fotovoltaica:
- Vida útil longa;
- Zero poluição;
- Valoriza o imóvel;
- Alto retorno do investimento;
- Altamente eficiente;
- Baixa manutenção;
- Independência da rede pública de distribuição;
- Economia de até 90% na conta de luz.
Para saber o valor estimado da instalação de um sistema fotovoltaico em sua região, acesse o Simulador Solar, a calculadora fotovoltaica inteligente do Portal Solar.